Biscoite de mel, sem mel: Nestlé

A empresa Nestlé terá que prestar esclarecimentos a respeito de informações sobre suposta propaganda enganosa em alguns de seus produtos. A notificação foi feita na terça-feira, 7, pela Senacon - Secretaria Nacional do Consumidor, após denúncia do Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor a respeito de informações nos rótulos e na lista de ingredientes utilizados em produtos da marca Nesfit, que não trazem como ingrediente o mel citado nas embalagens.
Na denúncia, o Idec apontou que os biscoitos da linha Nesfit: Aveia e Mel; Nesfit Leite e Mel; Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel; e Nesfit Matinal Mel com Amêndoas, apesar de trazerem a palavra mel no nome, incluindo o alimento com destaque na embalagem, não trazem o ingrediente na lista de sua composição.
Na avaliação do instituto, a disparidade de informações entre a publicidade e a lista de ingredientes viola os direitos dos consumidores e configura publicidade enganosa, já que pode induzir o consumidor a erro em relação às características de um produto. No caso em questão, o Idec argumentou que os produtos trazem na embalagem imagens de favo de mel e outros elementos e signos diretamente relacionados ao ingrediente.
"Além da ausência de mel e dos elementos da embalagem, que vendem a ideia de um produto mais natural e saudável, também foram identificados aditivos alimentares do tipo aromatizante nos produtos e uma alta concentração de açúcares presentes em sua composição".
Com a notificação, a Nestlé terá 10 dias úteis para explicar as informações nos rótulos desses produtos. Caso a empresa não responda dentro do prazo, a partir do recebimento da notificação, poderá ser instaurado processo administrativo contra a empresa
A Senacon, que é ligada ao ministério da Justiça e Segurança Pública, disse ainda que ped
iu à Anvisa um parecer sobre informações divergentes entre os rótulos e os ingredientes.
"Dessa forma, a Nestlé Brasil terá que comprovar, ainda, o uso das imagens utilizadas em relação aos ingredientes dos produtos. O objetivo é oferecer as informações adequadas aos consumidores, em especial sobre a quantidade de açúcares adicionados e açúcares totais, conforme a regulamentação de rotulagem nutricional de alimentos embalados determinada pela Anvisa".

Situação semelhante se deu nos casos do Mcpicanha (McDonald's) e Whooper Costela (Burger King), ambos estão diante revisão dos órgãos de proteção ao consumidor, este último, inclusive, foi proibido de vender o produto sobre essa alcunha no Distrito Federal. Apesar de todos dizerem que as imagens e nomes são meramente ilustrativos, são exatamente esses pontos que atraem e diferenciam o produto para o consumidor, ludibriando e ocultando do conhecimento a verdade sobre o produto. Fiquemos para ver os capítulos seguintes.
https://www.migalhas.com.br/quentes/367846/nestle-e-notificada-por-suposto-biscoito-de-mel-sem-mel
Imagem:https://super.abril.com.br/coluna/bzzzzzz/nao-o-mel-nao-e-feito-do-vomito-das-abelhas/